Obras licenciadas sob Creative Commons

As imagens das obras de Ângela Ataide agora estão licenciadas sob a licença Creative Commons. Licenciar obras sob uma licença Creative Commons não significa abrir mão dos seus direitos autorais. 

Leia mais...

Ângela Ataide

Artista Plástica e Arteterapeuta

Um verdadeiro espaço para a arte e a filosofia PDF Imprimir E-mail
Sáb, 17 de Janeiro de 2009 23:11

Conhecida por suas belas esculturas, Ângela Ataíde inova e apresenta outras experiências
Matéria publicada no Jornal
Diário do Aço

 

TIMÓTEO - A arte e a filosofia acabam de ganhar um grande espaço no Vale do Aço. A ‘Casa de Filosofia e Arte – Espaço Integrado Ângela Ataíde (Arte, Corpo e Mente)’, localizada na avenida JK, 24, bairro Funcionários, é o lugar ideal para artistas, aspirantes, os apaixonados pela arte e os que buscam descanso, conhecimento e beleza. Há mais de 20 anos Ângela Ataíde é artista plástica na região. Conhecida por suas esculturas, agora ela traz uma novidade: uma casa para formar novos artistas, para exercer a profissão de arte-terapeuta e ainda para dar mais ambiente à filosofia.
A casa oferece várias atividades para os alunos. Entre uma biblioteca e sessões de cineclube, a artista pretende trazer diferentes palestrantes para encher o espaço de atrações que abranjam toda a comunidade. “Sempre sonhei em ter um lugar para unir vários tipos de arte, onde eu também pudesse exercer todas as atividades de que tenho conhecimento. A ‘Casa de Filosofia e Arte’, que foi inaugurada no último mês de abril, tem o objetivo de oferecer atividades em que a arte seja o princípio, que envolvam o corpo e a mente”, esclarece Ângela.
O espaço oferece arte-terapia (terapia através da arte), ensina artes plásticas como pintura, desenho, artesanato e modelagem, além de ser um lugar para eventos como cursos, palestras, cineclubes, workshops, sarau de poesias, cafés filosóficos e eventos culturais, procurando sempre valorizar a arte regional.


A estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade
(foto acima) foi feita cuidadosamente pelas mãos de Ângela Ataíde.

Próximos eventos

Para movimentar a casa, Ângela Ataíde convidou a artista Dahya Furtado, de Belo Horizonte, para ministrar um workshop de pintura abstrata. Hoje, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, Dahya irá ensinar a curiosa ‘técnica do beijo’, um estilo abstrato, moderno e figurativo.
De acordo com Ângela, esta é uma técnica nova e excelente para aqueles que querem se aperfeiçoar e investir na pintura. No workshop cada aluno irá pintar três painéis nas dimensões que preferir. A lista de materiais será entregue no ato da inscrição e as vagas são limitadas.
Para as crianças de quatro a 12 anos, Ângela preparou muitas atividades. O ‘Ateliê de Criatividade nas Férias’ acontece entre os dias 21 e 25 de julho, com várias atrações artísticas que estimulam a criação. “Neste ateliê irei realizar atividades com as crianças para despertar a criação e aguçar-lhes o gosto pela arte. As técnicas que aprendi no curso de Filosofia, principalmente as de Mateu Lipman, que fazem a criança pensar, serão colocadas em prática”, adianta.
Segundo a artista, com aulas de pintura, desenho, modelagem em argila, colagem, teatro, jogos e dinâmicas, os alunos serão divididos em grupos e cada um irá experimentar um pouco de cada processo.
Ainda há tempo para aproveitar a oportunidade; então, se você se interessou ligue para 3848-2129 ou 8807-8550.

Ângela Ataíde
Nascida em Granada, município de Raul Soares (MG), Ângela Ataíde reside em Timóteo desde o início da década de 1970. O amor pela arte vem desde os tempos de menina, quando começou a fazer os primeiros desenhos e pinturas. O trabalho, e depois o casamento, a deixaram longe das artes por vários anos. Mas a paixão antiga falou mais alto, e foi reavivada após o nascimento de primeiro filho.
No início dos anos 1980 ela se inscreveu na unidade da Escola de Artes da UFMG, que acabara de se instalar em Timóteo. Acostumada até então com desenho e pintura, Ângela começou a esculpir em argila. Foi quando passou a uma nova etapa de sua vida artística, onde pôde criar, moldar, ver uma peça, concluí-la e dar-lhe um título. Então seu trabalho foi sendo conhecido e referenciado pelo público, críticos de arte e colegas de profissão, e suas criações foram expostas no Vale do Aço, Governador Valadares, Caratinga, Belo Horizonte, Contagem e Poços de Caldas.
Ângela também já participou de 17 exposições e recebeu inúmeros prêmios no exterior, sempre representando o Vale do Aço. Seus trabalhos podem ser vistos em galerias de arte de Londres, Roma, Paris, Atenas, Lisboa e Madri, além das embaixadas brasileiras na capital espanhola, em Londres e no Consulado Brasileiro em Viena, Áustria.
Em 2006 ela concluiu o curso de Filosofia pelo Unileste-MG e, no ano passado, terminou a especialização em arte-terapia, na Instituição Pomar, no Rio de Janeiro.

Obras recentes
Entre as obras recentes de Ângela Ataíde está uma enorme águia, desenhada e construída em chapas de aço inox, por encomenda da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Belgo, e que se encontra em João Monlevade, a 80 quilômetros de Ipatinga. A escultura, com quase 1,40 metro de largura por dois metros de comprimento, está instalada em um pedestal na entrada da Aciaria, setor que tem como lema “um time de águias” e adota a ave como símbolo de força e renovação.
Em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, falecido em agosto de 1987, a artista criou uma obra que ficará exposta no Centro Pedagógico Carlos Drummond de Andrade, localizado no bairro Olaria, em Timóteo. Criada em tamanho natural e fundida em bronze, a obra foi feita com tanto carinho por Ângela que ela fez uma cópia em ferro para ficar em exposição na ‘Casa de Arte e Filosofia’.

Arteterapia

É um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos interno e externo do indivíduo, através de sua simbologia. É a arte livre, unida ao processo terapêutico que transforma a arte-terapia em uma técnica especial. Ela distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos, o que origina uma relação terapêutica particular, existente na interação do sujeito, o objeto de arte e o arte-terapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e metáforas enriquece e incrementa o processo.
A arte-terapia tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos. “É direcionada para todas as pessoas que queiram paz interior. O ser humano expressa com a arte o que o atrapalha no cotidiano. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade de transcender o emocional de forma direta e não intencional.”, explica Ângela Ataíde.

Mariza Lemos

Jornal Diário do Aço

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack